Aula 1

A Publicidade e Propaganda


A publicidade e a propaganda é um dos principais instrumentos de divulgação utilizados por governos e empresas para divulgarem as suas ideias e produtos. Ela profissionalizou-se e teve seu uso difundido pelo mundo a partir do século XIX, juntamente com a popularização da imprensa, que passou a ser nesses idos seu principal meio para difusão da mensagem. No Brasil essa relação ocorreu de forma intrínseca. 

Uma vertente da publicidade, a propaganda política, destacou-se nas páginas dos periódicos no princípio de sua circulação em território brasileiro. Circulação essa que foi permitida apenas após a transferência da família real portuguesa para terras tupiniquins nos idos de 1808. 

A propaganda política ocorria através da divulgação de artigos fervorosos difamando e ou enaltecendo os pares políticos da época, seja ela governo ou oposição, de acordo com os interesses dos autores dos artigos. 

Característica que perdurou e ainda perdura na imprensa brasileira, e que pode ser facilmente constatado nos artigos e relatos divulgados e produzidos no estado de Goiás ao longo de sua história. Inúmeros periódicos que circularam em território goiano abordaram esse tema em suas páginas, como o primeiro jornal da então província de “Goyaz”, O Matutina Meyapontense, que surgiu em 1830 na então cidade de Meia Ponte, hoje Pirenópolis, e tantos outros. 

Porém a publicidade e a propaganda nos periódicos não se deteve apenas na sua vertente política. Não tardou para que os primeiros anúncios, em formato classificados, fossem publicados nos mesmos. O primeiro anúncio goiano foi veiculado no jornal O Matutina Meyapontense em 1830  e tratava de uma loteria beneficente que seria realizada em benefício do Hospital de Caridade de São Pedro de Alcântara. 





Como tudo começou...

A história da propaganda no Brasil começou em 1808, quando nasceu a Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal. Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia:

"Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas ou com Capitão Francisco Pereira de Mesquita, que tem ordem para vender."

Gazeta do Rio de Janeiro - 1808





Por volta de 1860 começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, um bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1875, os jornais Mequetrefe e O Mosquito inauguravam os reclames ilustrados. Com a Gazeta vieram os primeiros anúncios, que inicialmente não eram cobrados. 






Segundo Pinho (1998), em geral anunciavam-se imóveis, leilões de tecidos e solicitação de serviços. O grande filão daquele século, porém, revela mais um detalhe pitoresco na história da publicidade brasileira: até 1888 foram publicados cerca de um milhão de anúncios de escravos.



Atividade da aula:

Em grupo.

Pesquise mais sobre a Publicidade e Propaganda no Brasil, no período de 1808 a 1899 e faça um texto sobre o tema, colocando alguns "RECLAMES" para ilustrar a atividade/postagem do grupo.

Colocar o nome de todos os integrantes do grupo no título. 
A postagem deve ter o seguinte título: 
Atividade Aula 1 - A Propaganda de 1808 a 1899 - Grupo: (Nome e primeiro sobrenome de cada integrante; Ex: Ana Ferreira, João Martins...)


Comentários