2 - OK - Atividade Aula 2 – A propaganda de 1900 – 1949 - Grupo: Bianca Caroline e Nhúrya Lopes.

Na década de 20 começam as primeiras grandes campanhas de empresas multinacionais que se instalam no país. A Bayer foi líder em propagandas de seus produtos.
No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. Em 1913, nasce a primeira agencia de publicidade, Eclética. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente.
A propaganda nesta década foi o elemento fundamental para o crescimento do consumo no mundo capitalista. Depois da grande revolução do rádio, em 1950, a televisão chega ao Brasil, a mesma evoluiu de preto e branco para colorida, as propagandas mudaram de desenhos, para ilustrações com 3 dimensões e depois filmagens, com a presença dos jingles.

O anunciante mais presente no inicio desta década era o governo, para o fim grande marcas multinacionais. Além dele tinham as marcas como: bayer,  jhonson`s, Lincoln cigarros, General eletric, Biotonico, Kolynos, entre outras.


Durante boa parte do século XX, a indústria cultural fabricou uma imagem do cigarro e do fumante como símbolos da virilidade e até mesmo do romantismo.

No século XX, a mensagem das propagandas de cigarro sempre foi muito clara: associava o produto a um estilo de vida glamoroso e moderno. Fumar era o mesmo que se afastar conservadorismo; era ter estilo próprio e independência. O discurso visava conquistar principalmente o público mais jovem. Atualmente, no Brasil, nenhum meio de comunicação pode exibir propaganda de cigarros.


Os anúncios de medicamentos são dos mais antigos. Alguns desses anúncios promoviam a venda de alguns medicamentos à base de substâncias proibidas hoje em dia.


As propagandas de produtos de beleza, higiene e saúde sempre estiveram voltadas para o público feminino, uma vez que, durante muitos anos, eram elas as responsáveis pela aquisição destes produtos no lar.

Nesta época, a sociedade era muito machista e isto refletia nas propagandas, a imagem das mulheres eram muito usadas, porém representadas como objetos, ou como as donas de casa que viviam para a família, as novas escravas de uma casa, ou com sensualidade, refletido na imagem das pin-ups.


Propaganda do Estado de Goiás, do século XX.










Lançamento da Televisão no Brasil em 1950.

Comentários

  1. Bom texto, boa argumentação. Vocês poderiam ter abordado mais a interferências das Guerras Mundiais na propaganda mundial para contextualizar melhor ao contexto da época. É necessário conter a fonte de onde foram retirados os conteúdos, não apenas copiar. Pode copiar? Sim, desde sejam trechos que sirvam de complemento à atividade.
    Sugiro que ajustem as observações feitas para que garantam a pontuação completa da atividade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário