1 - OK - Vitor Monteiro e João Vitor Gurgel - Aula 1

   No Brasil, a história da publicidade e da propaganda tem início no século XIX quando o desenvolvimento econômico promove um crescimento urbano capaz de abrigar diferentes atividades profissionais e setores de negócios que necessitam comunicar sua existência ao mercado.

     O primeiro anúncio registrado no Brasil, conforme Ramos (1985, p. 9), apareceu no jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, e tratava-se da compra de uma casa Estes anúncios usavam uma linguagem simples, sem artifícios de convencimento, que primava pela informação objetiva e era bem adjetivada, a exemplo do que já se empregava em Portugal.

     No século XIX as notícias jornalísticas e os anúncios de produtos se misturavam numa mesma página de jornal ou coluna. Onde se anunciavam sítios, chácaras e artigos importados, fazendas francesas, alemãs e suíças, de algodão, lã ou de seda, vindas das “nações civilizadas”, chapéus, lenços e botins anunciavam se o escravo havia fugido ou a se iria ser vendido.

     A mensagem dos anúncios publicitários - de1853 a 1855 - atuavam apenas em duas esferas: qualificar e exaltar. Já os anúncios atuais operam em três esferas: a de nomear, a qualificar e a de exaltar o produto.



Comentários

  1. Muito bom o texto, bem escrito, mas a atividade pede para que "vocês façam um texto" falando sobre a história da Publicidade e Propaganda entre 1808-1899, e não copiem de um artigo da internet.
    Sugiro que refaçam a atividade para garantir a pontuação desta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário