2 - OK - Aula 2 - A propaganda em 1900 - Caio Marra e Kawi Gomes

                                                          Propaganda em 1900


No inicio de 1900, começam a aparecer no Brasil as revistas, que eram mais voltadas as crônicas sociais, começaram a surgir os primeiros anúncios de página inteira, com até duas cores e ilustrações mais aprimoradas. As acomodações da fase anterior cederam lugar às novidades, aos desenhos e às cores admiráveis, por isso houve uma visível superposição. Surgiu então, o agenciador de anúncios, uma profissão no começo interna, que foi se ampliando ao ganhar a rua e o cliente. Foi visto então que os primórdios do negócio publicitário estão ligados ao veículo. O agente, sozinho ou associado a outro, se transformaria em uma agência, uma empresa desenvolvida para servir o jornal e a revista, naquilo que significasse propaganda, do anunciante ao anúncio. 

                                                                       
                                                                            1910

 Nessa época as propagandas estrangeiras já estavam bem mais aprimoradas, então os brasileiros começaram a importar algumas, então os brasileiros começaram a importar algumas como exemplo, o que não tinha muito a ver com a cultura brasileira da época. Mesmo assim, o apelo americano servia para a divulgação dos produtos. Por volta de 1930 chegou ao Brasil a primeira agência de propaganda norte-americana, que trouxe a publicidade com fotos aos anúncios brasileiros. 

                                                  
                                                                          1920

Surgimento da burguesia industrial, de pessoas com dinheiro que podiam investir na semana de artes modernas que ocorreu em 1922. Diante da necessidade de libertação de padrões e de um país consolidado pela cultura européia surge a semana de arte moderna, no qual as obras apresentadas faziam críticas ao governo em relação ao conservadorismo e diversas manifestações como as artes plásticas, literatura, música, arquitetura e outros movimentos culturais que impactaram a propaganda.
A propaganda como espelho social, serviu como espelho para aderir valores relacionados a semana de arte moderna  que mesmo apesar de ser criticada obteve grande impacto.



                                                 1930 - 1940
Época marcada pelo rádio, que conquista sua regulamentação e, com ela, a propaganda comercial. Surgem os programas patrocinados e as inserções publicitárias tornaram-se mais explicitas, enquanto a propaganda no cinema afirmava-se. Surgia também o jingle e o slogan, um dos mais conhecidos era o slogan do Repórter Esso: “o primeiro a dar as últimas”
A primeira manifestação publicitária no Rádio não ia além do anúncio dos nomes dos patrocinadores, sem qualquer produção diferenciada que os destacassem do contexto do programa. Muitas vezes os anúncios veiculados em jornais e revistas eram simplesmente lidos da mesma forma como eram as notícias retiradas daquelas fontes, sem qualquer tratamento especial de texto que considerasse as características peculiares do receptor ouvinte

                                               

                                                                
   
                                                                          1950

No dia 18 de setembro de 1950 nasceu, em São Paulo, a primeira TV do Brasil: a TV Tupi, que revolucionária a publicidade brasileira de uma forma que nunca havíamos visto. Na época não havia vts, então as imagens iam para o ar ao vivo, e a maioria das propagandas eram feitas por mulheres, já que o público mais atingido eram as mulheres. Começou a acontecer uma disputa maior em relação ao mercado e as publicidades passaram a ser mais elaboradas. Em 1953 os consumidores passaram a ter em sua disposição várias marcas de um mesmo produto nas gôndolas dos supermercados.
Na década de 50 aconteceram várias mudanças na sociedade brasileira e as propagandas acompanharam essas doenças. As mulheres ficavam em casa ou saiam para fazer compras, eram sempre atualizadas do que acontecia. Os homens esbanjavam sensualidade e não respeitavam alguns tabus. Os garotos e garotas nunca mais seriam os mesmos. Por causa dessas mudanças a publicidade da época passa a venerar os homens, que passam a aparecer em vários anúncios.





Comentários

  1. Muito boa a pesquisa, texto bem montado, apenas digo que é necessário citar as fontes de onde foram retirados os conteúdos. Vocês abordaram o principal da história entre 1900-1950 no Brasil, mas alguns acontecimentos relevantes para nós, como o surgimento da Eclética poderia ter sido citado. A propaganda goiana não foi abordada, então sugiro que deem uma pesquisada e complementem a atividade para garantir a pontuação completa desta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário