2 - OK - Aula 2 - A Propaganda de 1900 a 1950 - Millena Dornelles

Breve cronograma:

1900 - 1910
Surge a Revista da Semana, cujos anúncios têm uma linguagem mais tênue, e outras revistas menores, como Vida Paulista e Arara, que se mantém com anunciantes locais.
Destaque para a propaganda de remédios, cujas peças são cada vez mais numerosas.
O período de 1909 a 1918 é marcado pela utilização de políticos como garotos-propaganda.

1910 - 1920
Em 1913 instala-se a Eclética, a primeira agência de propaganda do Brasil. Na sua fundação foram contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações dos anúncios. Anunciava nos principais meios de comunicação (revistas, jornais, cartazes e mala-direta), tendo como principais clientes a Ford Motor Co., a Texaco Co., Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Eucalol, Biscoitos Aymoré, entre outros. No final da Primeira Guerra Mundial, São Paulo contava com cinco agências. Os maiores anunciantes eram a Farinha Láctea Nestlé, o Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, a Colgate Baby Talc Powder e a Bayer.

1920 – 1930
Na década de 20 o Brasil ganha um novo meio de comunicação: o rádio, que representa um marco e uma grande revolução na publicidade brasileira. Em 1926 os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para escrever a história de Jeca Tatu, personagem que faria a propaganda dos produtos Fontoura e protagonizaria as campanhas de conscientização do Laboratório. Marca também a entrada da primeira agência multinacional ao Brasil, a JWThompsom.

1930 – 1940
O Rádio é a grande sensação desta década: 
1933 - 50 mil receptores de rádio no Rio de Janeiro e 3 transmissoras em São Paulo; 
1938 - 10 emissoras só na cidade de São Paulo e 24 no interior do estado.
- Aparecem os spots, os programas associados à marcas e os jingles.
- Os produtos farmacêuticos ainda são os maiores anunciantes, mas começam a aparecer também as cervejas, loterias, cigarros, automóveis e lubrificantes, pneus, lâmpadas e cremes dentais...
- Surgem os primeiros outdoors, com anúncios da Ford, Chevrolet, Goodyear, Pirelli, Atlas, Essolube, Texaco, Atlantic, Frigidaire, Cinzano e Gancia.

1940 – 1950
Fase um pouco mais expressiva na criatividade. Perído áureo do jingle, merecendo destaque os da Coca-Cola, da Lever e da Sonrisal. 
São criadas as datas promocionais, como Dia dos Pais, Dias das Mães, para aquecer o período mais fraco do comércio.

Pude perceber que o Século XX foi um momento de grande evolução da publicidade e propaganda no Brasil como o surgimento do rádio em 1922 e também os jingles que eram músicas publicitárias que divulgavam marcas e produtos... O que mais me chamou atenção também é o uso de crianças nas propagandas e anúncios de venda de cervejas, cigarros entre outros que atualmente seriam proibidos dependendo do propósito da propaganda... 

Abaixo alguns exemplos encontrados:



Link: https://www.ufrgs.br/napead/projetos/fases-da-publicidade/textos/artesanal_01.pdf

Exemplos de jingles:

Um exemplo de Radionovela:

Com a inexistência da TV, o rádio trazia as radionovelas. Os efeitos sonoros foi algo que me chamou bastante atenção pois é o que tentava trazer o mais real da cena, fazendo os ouvintes "sonharem" e entenderem o que estava acontecendo naquele momento...

Propaganda Goiana:
Trouxe como exemplo de propaganda goiana um comercial de divulgação do Setor Goiânia 2. Na época era vendido como a NOVA GOIÂNIA e construído pela Construtora Encol. Achei legal usar este exemplo pois hoje moro neste setor onde a construtora homenageou seu engenheiro dando nome a avenida principal de Av. Pedro Paulo de Souza. Conversando com minha mãe ela me contou que essa construtora sonegava impostos, emitia notas fiscais falsas e junto com a má administração veio a falência em 1999 deixando muitas famílias (inclusive a nossa) com suas economias jogadas no ralo, pois muitas pessoas investiram em algo que não virou nada... Abaixo o comercial e as divulgações impressas:









Comentários

  1. Muito bom o texto e bem completo, abordando os principais eventos na área da publicidade entre 1900-1950, mas você poderia ter dissertado no decorrer da atividade com suas próprias palavras, dando um toque seu ao trabalho, não apenas copiando de uma fonte da internet. Poderia ter incrementado com outras pesquisas também. É necessário conter a fonte da pesquisa de onde você pegou o conteúdo. A propaganda goiana também não foi abordada.
    Sugiro que ajuste sua atividade com base nessas observações feitas para garantir a pontuação completa desta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário