2 - OK -

Aula 2 - Marcos Eterno Cunha \ Vitor Almeida


No inicio de 1900, começam a aparecer no Brasil as revistas, que eram mais voltadas as crônicas sociais, começaram a surgir os primeiros anúncios de página inteira, com até duas cores e ilustrações mais aprimoradas. As acomodações da fase anterior cederam lugar às novidades, aos desenhos e às cores admiráveis, por isso houve uma visível superposição. Surgiu então, o agenciador de anúncios, uma profissão no começo interna, que foi se ampliando ao ganhar a rua e o cliente. Foi visto então que os primórdios do negócio publicitário estão ligados ao veículo. O agente, sozinho ou associado a outro, se transformaria em uma agência, uma empresa desenvolvida para servir o jornal e a revista, naquilo que significasse propaganda, do anunciante ao anúncio. 
A primeira agência de publicidade teria surgido provavelmente em 1913, em São Paulo, e se chamava Eclética. Nessa época as propagandas estrangeiras já estavam bem mais aprimoradas, então os brasileiros começaram a importar algumas, então os brasileiros começaram a importar algumas como exemplo, o que não tinha muito a ver com a cultura brasileira da época. Mesmo assim, o apelo americano servia para a divulgação dos produtos. Por volta de 1930 chegou ao Brasil a primeira agência de propaganda norte-americana, que trouxe a publicidade com fotos aos anúncios brasileiros. 
Segundo Marcondes, “a propaganda incorpora os avanços e as conquistas da sociedade, e os coloca a serviço da comunicação comercial. A evolução das técnicas e dos recursos da fotografia produz um impacto enorme na sociedade. O jornalismo incorpora rapidamente esses avanços e, em pouquíssimo tempo, tem sua própria forma de abordagem fotográfica, o fotojornalismo.” A grande inovação para o Brasil e para a propaganda viria em 1930 com a chegada do rádio, por que a partir daí a propaganda teria sons, vozes e até músicas. 

Comentários

  1. O texto é bom, mas aborda muito superficialmente a propaganda entre 1900-1950, sendo necessário aprofundamento nos conteúdos. Está faltando abordar a propaganda goiana e citar a fonte das pesquisas, não somente copiar o conteúdo. Faltam os exemplos solicitados pela atividade para ilustrar o conteúdo.
    Sugiro que façam os ajustes necessários para garantir a pontuação completa da atividade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário