2 - OK - Aula 2 1990 a 1950 - Amanda Barros / Maria Eduarda Prado
Aula 2- 1900 a 1950
Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Desde o início do século, como atualmente, as últimas capas das revistas eram muito concorridas.
A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, inicia-se uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias.
Também surgiram as revistas Arara e Vida Paulista, que se mantinham através das propagandas.
Charge publicado na revista arara 1905
Patrimônio gráfico revista arara 1907
Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agencia de publicidade, na verdade não foi uma agencia desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da publicidade e logo se transforma em agencia.
A crise de 1929 e as Revoluções de 1930 e 1932 foram acontecimentos que segundo Júlio Cosi não só abalaram a economia e a vida do país, mas que também paralisaram a propaganda totalmente.
com o aparecimento de uma industria nacional, em um quadro amplo de evolução, a propaganda se desenvolveu mais rapidamente. os cinemas exibiam propagandas com slides, coloridos em lâminas de vidro.
À época também é marcada pelo rádio, que conquista sua regulamentação e, com ela, a propaganda comercial. Surgem os programas patrocinados e as inserções publicitárias tornaram-se mais explicitas, enquanto a propaganda no cinema afirmava-se. Surgia também o jingle e o slogan, um dos mais conhecidos era o slogan do Repórter Esso: “o primeiro a dar as últimas”.
longe de ser anunciado como uma sobremesa ou complemente culinário, o Leite Moça era anunciado como medicamento para evitar a tuberculose entre outros males.
Leite condensado moça-1930
Na década de 40 as atividades publicitárias foram as mais turbulentas, problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento de anúncios, segundo Armando Almeida o período de 1941 a 1945, foram anos de guerra também para a propaganda, guerra das trocas comerciais. Já o período de 1945 á 1950, o país procurando corrigir as falhas no desenvolvimento econômico e social pós-guerra.
Brahma chopp-1940
Comentários
Postar um comentário