1 - OK - Aula 1 - Propaganda no Brasil em 1808 - Bianca Caroline e Nhúrya Lopes

 A publicidade e propaganda chegou ao Brasil no inicio do século XIX, quando o desenvolvimento econômico promovia um crescimento urbano capaz de obrigar diferentes atividades profissionais e setores de negócios que necessitavam comunicar sua existência no mercado.

Nesta época a única forma de divulgação era o impresso, pois ainda não existiam rádio e televisão, o principal deles era o jornal o qual sobrevivia de anunciantes. As características dos anúncios eram textos longos que vendiam imóveis, escravos, datas de leilão, serviços e artesões, em sua maioria os hotéis, lojas de confecções e fabricantes de remédios eram quem mais anunciavam.


Um dos costumes do século XIX que teve grande êxito era o colar panfletos em portas e postes, popularmente chamado da propaganda “boca a boca” e que hoje na publicidade chamamos de buzz marketing, está era uma boa forma de disseminar uma noticia. Tanto que, os maiores vendedores daquela época eram os mascastes, ambulantes e tropeiros, que faziam suas propagandas através do “boca a boca” e tinham muito sucesso nisto, realizando muitas vendas.


Comentários

  1. Bom texto e boas colocações, mas há muito da história da época que poderia ser abordado ainda e poderiam ter desenvolvido o texto mais com suas próprias palavras e ter citado trechos de trabalhos encontrados na internet e não copiado, seria igualmente válido, considerado um complemento ao que vocês teriam dito.
    Sugiro que complementem a atividade para garantir a pontuação completa desta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário