1 - OK - Aula 1 - A Propaganda de 1808 a 1899 - Millena Dornelles

A História da Propaganda Brasileira desde a sua origem até os dias de hoje passou por importantes e grandes mudanças acompanhando as necessidades mercadológicas que revolucionaram o mercado publicitário como pode-se observar nesse pequeno cronograma abaixo:

- 1808: O primeiro anúncio, referente à venda de um imóvel que é publicado na Gazeta do Rio de Janeiro;

- 1809: A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira;

- 1838: Surgem nos jornais do Rio de Janeiro os anúncios de produtos farmacêuticos importados, como o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr. Guillié. Os laboratórios se tornariam a partir de então os maiores anunciantes do país;

- 1875: Chegam ao mercado brasileiro — e aos anúncios de jornais — produtos como Farinha Láctea Nestlé e Emulsão de Scott;

- 1891: É fundada em São Paulo a primeira Agência de Propaganda do Brasil, a Empresa de Publicidade e Comércio, que funcionaria até 1915;

- 1900: A indústria gráfica passa a usar novas tecnologias, como litografia e fotogravura, modernizando a apresentação dos anúncios e abrindo espaço para o lançamento das revistas ilustradas.

A publicidade que conhecemos atualmente surgiu no Brasil em meados de 1800. Foi somente a partir de 1807 que surgiu de fato o primeiro jornal oficial do país: a Gazeta do Rio de Janeiro. Em 1860 começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédio e panfletos de propaganda. Em 1875, surgiram as primeiras peças ilustradas em litogravura. Pude perceber que antigamente (bem distante da era digital) não existiam os desenhos gráficos e tudo era feito através de ilustrações.

A partir daí, pequenos textos sem ilustração, alguns sem título, do tipo “classificados”, começaram a oferecer serviços: professores de línguas, casas à venda ou para alugar, ofertas de escravos, recompensas para negros fugidos, como o Felipe, de Rio Claro, “com estatura menos que regular, cheio de corpo, bunda grande, de cor fula”...

Os grandes anunciantes eram hotéis, lojas de confecção e fabricantes de remédios. Seguem abaixo alguns reclames que encontrei.:


Os anúncios/reclames que mais me chocam são os de vendas de escravos. As pessoas eram tratadas como objetos, como algo descartável onde era notável a péssima forma que eram tratados. Alguns anúncios eram de recompensas aos que fugiam... Outro que me chamou atenção são os anúncios dos remédios onde eram anunciados como bem algo milagroso.

Comentários

  1. Muito bom o texto e muito boa a pesquisa. A atividade pede para que "vocês façam um texto" sobre s história da Publicidade e Propaganda entre 1808-1899, e não apenas copiem de trabalhos prontos na internet. Identifiquei que você fez uma compilação de vários textos, então sugiro que coloque as referências dos locais de pesquisa e incrementem mais a atividade com suas palavras, utilizando trechos desses trabalhos apenas como complemento do que disserem. Refazendo a atividade você garanta a pontuação completa desta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário