1 - OK - AULA 1 - A Propaganda de 1808 a 1899 - Lucas Queiroz
A Historia da propaganda - 1808 a 1899
A historia da propaganda Brasileira surgiu nos meados de 1800, quando a mídia televisão não existia. Muito graças a Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e santinhos que o Brasil teve seu primeiro contato com a propaganda política.
Na historia do jornalismo Brasileiro podemos ver textos que assemelham a propagandas, embora não estruturem textos do século XIX com os atuais, em relação as suas características com discurso e estratégia de convencimento.
O primeiro anúncio registrado no Brasil, apareceu no jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, e tratava-se da compra de uma casa.
Como podemos ver na imagem abaixo:
Estes anúncios usavam uma linguagem simples, sem artifícios de convencimento, que primava pela informação objetiva e era bem adjetivada, a exemplo do que já se empregava em Portugal
No Brasil, os primeiros anúncios com ilustrações, ou reclames, como eram chamados, surgiram em 1875 nos jornais Mequetrefe e O Mosquito. As ilustrações foram o resultado das inovações e técnicas empregadas a partir das litografias, que alcançaram muita popularidade à época.
Segue alguns exemplos:
Já na segunda fase de evolução dos anúncios é representada pela atuação dos intelectuais na elaboração das mensagens. Carrascoza (1999, p. 77) considera os primeiros free-lancers da publicidade brasileira os escritores, que eram chamados para redigir anúncios por encomenda e dessa forma inseriram várias figuras retóricas nos anúncios para facilitar a memorização do público- alvo que no século XIX e início do XX era composto na sua maioria por pessoa analfabetas e/ou semianalfabetas.
A terceira fase é representada pela atuação dos profissionais ligados à publicidade propaganda, já preparados pelas escolas especializadas, que elaboravam os anúncios destinados a diversas mídias. De maneira geral, os anúncios publicitários têm como objetivo principal exercerem a ação psicológica sobre o público-alvo seduzindo o público-alvo a adquirir/convencer o que está sendo veiculado.
No século XIX as notícias jornalísticas e os anúncios de produtos se misturavam numa mesma página de jornal ou coluna. Onde se anunciavam sítios, chácaras e artigos importados, fazendas francesas, alemãs e suíças, de algodão, lã ou de seda, vindas das “nações civilizadas”, chapéus, lenços e botins anunciavam-se o escravo fugido ou a ser vendido.
Outros exemplos publicitarios da epoca:





Comentários
Postar um comentário