1 - OK - Aula 1 - A Propaganda de 1808 a 1899 - Caio Marra e Kawi Gomes

A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência.


Só com a criação da Imprensa Régia é que surge a “Gazeta do Rio”, ainda em 1808. E depois dela, os anúncios, jornais e classificados. Este trio poderoso entra em cena em 1891, com a criação da “Empresa de Publicidade e Comércio”. Os anúncios eram uma espécie de classificados de maior tamanho. E os grandes anunciantes, os remédios, fortificantes e elixires, prometendo vigor e o bem estar das senhoras.

Tendo a família e os grupos domésticos como unidades de produção do consumo, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis - e até de carruagens e escravos. Já os fortificantes e elixires (considerados como os grandes anunciantes) dialogavam com as donas de casa, prometendo-lhes vigor e bem-estar.

 Jornal, classificados e agencia de propaganda foram integrantes do trio que entrou em cena em 1891, com a criação da “Empresa da Publicidade e Comércio”. No inicio do século, o radio trouxe os jingles, a imaginação e o sonho para a vida brasileira.



Comentários

  1. Gostei do conteúdo. Parabéns pelo empenho. Coloque mais uns 2 exemplos de propaganda daquela época para complementar

    ResponderExcluir

Postar um comentário