2 - OK - Aula 02 - A Propaganda em 1900 a 1949 - Gabriel Fernandes Cunha e Sara Moreira


A Propaganda em 1900 a 1949

Com a chegada do Jornal, classificados, agencia de propaganda em 1891 e a criação da Empresa da Publicidade e Comércio. E em 1900, surgiram as revistas arara e vida Paulista, que se mantinham através das propagandas. Além das peças publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros e teatros de variedades, anúncios de remédios, etc. 






Em 1930 por conta da crise na bolsa de valores, isso acabou abalando a economia capitalista e o reflexo mais forte foi a queda das plantações de café no mercado mundial. Acaba que vários agricultores, produtores e donos de terras foram a falência porque os números de industrias foram chegando e produzindo em grande escala, com isso a propaganda ganha seu espaço. 
As pesquisas de mercado se tornou mais importante nessa época para melhor conhecer o consumidor, suas necessidades e hábitos. A publicidade começou se desenvolver rapidamente nessa época por meio de outdoor e anúncios em jornais mais sofisticado. 
em 1930 a coca - cola faz um anuncio do Papai Noel e o mesmo velhinho aparece na caixa de cigarro do Lucky Strike. Vários cartazes foram evolucionados pela M.M.D.C que foi uma das revolucionarias da época. Porém, o que tornou essa época mais importante foi a chegada dos rádios que o pouco antes era conhecido e utilizado pela elite por uma questão de preço e porque eram importados e caros. O presidente Getúlio Vargas tinha um programa titulado "A Hora do Brasil", onde falava com a população sobre sua campanha política e o ainda hoje o programa existe, com uma mudança no nome: A voz do Brasil. 
Antes disso a publicidade era proibida nas rádios. Ela só foi regulamentada em primeiro de março de 1931. Acabou que a disputa começou crescer e as empresas começaram a lançar as músicas jingles nas rádios. 
Já na década de 40 os problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento dos anúncios era ofensivo, direto numa visão geral. Teve uma guerra das trocas comerciais e só em 1945 a 1950, o país começou procurar as falhas no desenvolvimento econômico e social pós-guerra. 
No Brasil, 1950 marca a chegada da Tv, que como os rádios, revoluciona a vida brasileira e recebe a primeira emissora de Tv, a Rede Tupi de São Paulo.





E para finalizar não podemos esquecer da propaganda Goiana: 





Comentários

  1. O texto ficou, abordou as principais partes da história na devida época, mas poderiam deixá-lo melhor ainda e complementar mais. A propaganda goiana também não foi abordada, a qual também é exigida pela atividade. Deem uma pesquisada e complementem o texto, citando a fonte das pesquisas.
    Sugiro que façam os ajustes necessários para garantirem a pontuação completa da atividade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário