2 - OK - Atividade Aula 2 – A propaganda de 1900 – 1949 - Alunos: Moacir Cordeiro Tiffany Lima
A propaganda em 1900
A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, inicia-se uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias. Também surgiram as revistas Arara e Vida Paulista, que se mantinham através das propagandas. Muitos nomes tornaram-se conhecidos nesta época pelos anúncios em grande escala: Drogaria J. Amarante, Charutaria do Comércio, Vinho Baruel, Antarctica, Loteria São Paulo e também a Papelaria Duprat, o Polytheama, a Chapelaria Alberto e a Leiteria Mandaqui. Além das peças publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros e teatros de variedades, anúncios de remédios avolumavam-se cada vez mais.

Anúncio Papelaria Duprat.
https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/11/papelaria-duprat-1907.html
Década de 1910
Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agencia de publicidade, na verdade não foi uma agencia desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da publicidade e logo se transforma em agencia. Segundo Júlio Cosi, nos começos da Eclética “os jornais eram quase os mesmos de hoje, mas extremamente pobres em publicidade”.
Uma jovem elegantemente vestida em um cartaz era apresentada como a "Garota Coca-Cola" de 1910
https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/10/garota-coca-cola-1910.html
Década de 1920
Na década de 1920, vários temas foram abordados, em 22, propagandas sobre sabonete mostravam com nitidez a preocupação com a beleza e a estética. Em 1926 fica mais explícito esse lado de preocupação com a estética com os primeiros anúncios sobre moda. Neste mesmo ano, pode-se perceber a presença cada vez mais acentuada das empresas norte-americanas. Com a vinda das marcas, também chegavam ao país a técnica norte-americana de propaganda comercial, neste ano a GM tem seu próprio departamento de propaganda com funcionários. Ao longo do tempo essa pequena oficina de publicidade da GM soube compreender as necessidades crescentes, procurou aparelhar-se, aumentar em eficiência e perfeição. Investiu, foi ajudada. A atual gráfica Lanzara

https://www.propagandashistoricas.com.br/2018/03/propaganda-antiga-sabonete.html
Anúncio da marca Sabonetes Vizella. A promessa do anúncio aponta que o sabonete traz a cura para doenças da pele.
Década de 1930
A crise de 1929 e as Revoluções de 1930 e 1932 foram acontecimentos que segundo Júlio Cosi não só abalaram a economia e a vida do país, mas que também paralisaram a propaganda totalmente, bem na passagem do período de especialização (começo das agências), para a importação de modelos mais evoluídos. A propaganda no Brasil começou antes das necessidades do mercado e antecipou-se ao período que eclodiram as técnicas e a industrialização.

https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/05/leite-moca-1930.html
Anuncio Leite Moça, o Leite Condensado mais famoso do Brasil era anunciado não somente para receitas, mas para atletas, para chás e demais bebidas.
Década 1940
Na década de 40 as atividades publicitárias foram as mais turbulentas, problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento de anúncios, segundo Armando Almeida o período de 1941 a 1945, foram anos de guerra também para a propaganda, guerra das trocas comerciais. Já o período de 1945 á 1950, o país procurando corrigir as falhas no desenvolvimento econômico e social pós-guerra.

Anúncio da Cerveja Antarctica na década de 40.
http://www.cervejasdomundo.com/Brasil3.htm
Segue abaixo o primeiro anúncio do estado de Goiás do collegio Novaes.

Na edição de 15 de junho de 1918 do jornal Informação Goyana, aparece o primeiro anuncio do Estado de Goiás, de uma escola de Jataí com fotografia
Muito bom o texto, boa pesquisa e boa junção de informações, mas vocês esqueceram de falar da propaganda goiana e de citar a fonte das informações, de onde vocês retiraram tais conteúdo, isso é necessário.
ResponderExcluirSugiro que façam os ajustes necessários para garantirem a pontuação completa da atividade.