2 - OK - Atividade Aula 2 – A propaganda de 1900 – 1949 - Guilherme de Sousa Campos Jorge
No início do século XX, o rádio lançou jingles que ficaram na
história. Com a chegada da TV, nos anos 50, chegaram também as
propagandas, que tinham como principal anunciante, o governo. Era comum usarem políticos nas campanhas como forma de autoridade, fortalecendo a mensagem do anúncio.
Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. O rádio era muito popular naquela época, sendo o principal meio de fazer os anúncios para os consumidores. A crise de 1929, e a Revolução de 1930 no Brasil paralisaram por um tempo as atividades das agências. Nos anos 1940 essas atividades tornaram-se mais turbulentas devido à ocorrência da Segunda Guerra Mundial. No final dessa década, nasciam os convênios entre as agências de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI). Tempos depois surgia a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP). Em 1950 chega ao Brasil sua primeira emissora de TV, a Rede Tupi de São Paulo.
Artistas e poetas, no início do século XX, no Brasil, faziam os anúncios que seriam exibidos para o público em geral. Faziam o texto, o desenho e até a pintura.
Em Goiás, no início do século XX, os anúncios publicitários evoluíram um pouco com a inserção da fotografia nos jornais, embora muito rudimentares se comparados com o século XXI. Apenas em 1918, o primeiro anúncio com melhor estética, foi uma divulgação sobre uma escola de Jataí. Havia também, como forma de publicidade, os precursores dos outdoors, que eram as pinturas feitas em pedras e porteiras, mas com o nome da marca apenas. Depois, essas pinturas passaram a ser de logomarcas.
Fontes:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/resumo--historia-propaganda.htm
https://sammesquitab.wixsite.com/historiadapublicidad/single-post/2017/12/06/A-hist%C3%B3ria-da-propaganda-em-Goi%C3%A1s
www.intercom.org.br
https://sotemarte.wordpress.com/2013/09/10/propaganda/
Alguns Anúncios:

Anúncio de um xampu anticaspa.

Anúncio da antiga Kolynos.

Sabonete Palmolive, anos 1950.
Propagandas de Goiás naquela época:


Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. O rádio era muito popular naquela época, sendo o principal meio de fazer os anúncios para os consumidores. A crise de 1929, e a Revolução de 1930 no Brasil paralisaram por um tempo as atividades das agências. Nos anos 1940 essas atividades tornaram-se mais turbulentas devido à ocorrência da Segunda Guerra Mundial. No final dessa década, nasciam os convênios entre as agências de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI). Tempos depois surgia a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP). Em 1950 chega ao Brasil sua primeira emissora de TV, a Rede Tupi de São Paulo.
Artistas e poetas, no início do século XX, no Brasil, faziam os anúncios que seriam exibidos para o público em geral. Faziam o texto, o desenho e até a pintura.
Em Goiás, no início do século XX, os anúncios publicitários evoluíram um pouco com a inserção da fotografia nos jornais, embora muito rudimentares se comparados com o século XXI. Apenas em 1918, o primeiro anúncio com melhor estética, foi uma divulgação sobre uma escola de Jataí. Havia também, como forma de publicidade, os precursores dos outdoors, que eram as pinturas feitas em pedras e porteiras, mas com o nome da marca apenas. Depois, essas pinturas passaram a ser de logomarcas.
Fontes:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/resumo--historia-propaganda.htm
https://sammesquitab.wixsite.com/historiadapublicidad/single-post/2017/12/06/A-hist%C3%B3ria-da-propaganda-em-Goi%C3%A1s
www.intercom.org.br
https://sotemarte.wordpress.com/2013/09/10/propaganda/
Alguns Anúncios:

Anúncio de um xampu anticaspa.

Anúncio da antiga Kolynos.

Sabonete Palmolive, anos 1950.
Propagandas de Goiás naquela época:
Tem muito da história da Publicidade e Propaganda entre 1900-1950 para ser abordado na atividade. Pesquise mais e incremente a atividade. É necessário que contenha a fonte de onde foi retirado o conteúdo, então ao pesquisar mais, cite as fontes das pesquisas, os sites acessados ou artigos utilizados. Você poderia dissertar no decorrer da atividade com suas próprias palavras, dando um toque pessoal ao trabalho, não apenas copiando de uma fonte da internet. A propaganda goiana também não foi abordada.
ResponderExcluirSugiro que ajuste sua atividade com base nessas observações feitas para garantir a pontuação completa desta.