2 - OK - Atividade Aula 2 – A propaganda de 1900 – 1949 - Karen Lousa
1900-1910
O período de 1900 a 1910 foi uma década que marcava o inicio da República e mostrava uma grande acomodação do novo regime, uma década em que ocorreram muitas revoltas e grandes conflitos marcados por sentimentos da população brasileira.
É comum associar os primeiros anos do século 20 às invenções que encantavam a sociedade urbana, mas para esse traço marcante da história tecnológica e social não há correspondente na história política.
No início do século XX, a população brasileira era de 17,3 milhões de habitantes, vivendo cerca de 11 milhões no campo, a população rural na maioria das vezes, praticava agricultura de subsistência e criação de gado.
A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, inicia-se uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias. Também surgiram as revistas Arara e Vida Paulista, que se mantinham através das propagandas. Muitos nomes tornaram-se conhecidos nesta época pelos anúncios em grande escala: Drogaria J. Amarante, Charutaria do Comércio, Vinho Baruel, Antarctica, Loteria São Paulo e também a Papelaria Duprat, o Polytheama, a Chapelaria Alberto e a Leiteria Mandaqui. Além das peças publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros e teatros de variedades, anúncios de remédios avolumavam-se cada vez mais.
![]() |
A propaganda extraída do livro (A Cidade de Campinas em 1900) original produzido em 1899 e publicado em 1900. |
![]() |
Uma relíquia de 1910 publicada no jornal 'O Estado de São Paulo'. Muitos anos antes de surgir a rede de fast food Mc Donald's, surgiu em São Paulo uma loja de artigos para lampiões e fogareiros com um nome peculiar. |
1910-1920
Foi um período marcado pela politização e a influência da primeira guerra. Diversos político viraram garotos propaganda da época devido a época que tudo se passou e a idealização que foi cultivada nesse momento histórico
Essa foi uma propaganda da Sow na época referente a supremacia dos estados unidos como nova potência mundial e seu sucesso na guerra, mesmo o produto que esta sendo promovido seja um fertilizante, ele fazia apologia ao sucesso da América do norte principalmente na guerra.

A Bayer foi a pioneira em fazer sucessivas campanhas, todas compostas de muitas peças. Anúncios com tátulos imaginosos, de sabor institucional, ou de um paralelismo ingênuo, ou ainda fortemente agressivos. Foram feitos para diferentes produtos séries e mais séries de anúncios. Na medida em que eram lançados novos produtos, a propaganda da empresa mais e mais se avolumava. Sempre interessante sempre indicativa dos vários estágios pelos quais foi passando a publicidade. Não há registro de quem a fazia. Mas pode-se supor um cliente com departamento organizado, atuante, que mobilizava os recursos da época: desenhista, redator, tipógrafo, agente.
![]() |
Propaganda do lança perfume (que era permitido na época) publicada no jornal Diário Pernambucano, em 04 de Janeiro de 1910. |
1920-1930
1920-1930
Na década de 1920, vários temas foram abordados, em 22, propagandas sobre sabonete mostravam com nitidez a preocupação com a beleza e a estética. Em 1926 fica mais explícito esse lado de preocupação com a estética com os primeiros anúncios sobre moda. Neste mesmo ano, pode-se perceber a presença cada vez mais acentuada das empresas norte-americanas.
A seguinte propaganda da Casa Alemã promove trajes elegantes e tem como objetivo mostrar os seu preços e a sua finura:

A vinda das marcas, também chegavam ao país a técnica norte-americana de propaganda comercial, neste ano a GM tem seu próprio departamento de propaganda com funcionários. Ao longo do tempo essa pequena oficina de publicidade da GM soube compreender as necessidades crescentes, procurou aparelhar-se, aumentar em eficiência e perfeição. Investiu, foi ajudada. A atual gráfica Lanzara.
![]() |
Ford - agente C. A. Corbett Publicado no jornal santista A Tribuna em 2 de janeiro de 19201930-1940 |
A utilização e influência do Rádio se expande. A primeira fase da propaganda nesse meio de comunicação se destacou por programas de grandes recordes de audiência, visto que milhares de pessoas os ouviam e se identificavam com os personagens das radionovelas ou seus locutores. Exemplos disso são, Hora do Calouro, Cassino do Chacrinha e o programa de Otávio Gabus Mendes, o qual foi um dos primeiros programas em que o público participava.
![]() |
Para anunciar as qualidades do xarope Bromil, por exemplo, Felipe contratou o grande poeta Olavo Bilac, que em um anúncio vinculado primeiramente no Jornal do Brasil em 1912, testemunhou as qualidades terapêuticas do xarope. |
Abaixo o vídeo mostra o conjunto de propagandas da maior mídia da década de 40
O primeiro jingle da rádio brasileira em 1932 produzido por Antôni Nássara. A partir daí os jingles começaram a ser mais frequentes com a propaganda nas rádios.
1940-1950
1940-1950
Na década de 40 as atividades publicitárias foram turbulentas, a guerra influenciava muito na propaganda, imagens e os textos ligados a bombas e destruição apareciam com certo humor como, por exemplo, o remédio Piralgina que dizia: "Piralgina destrói qualquer dor".
Os slogans tiveram destaques nesta época, pois tinha as produções da época, as radionovelas e os programas de auditório, com essa grande extensão do slogan, em 1948,foi fundada a Rádio de Gravações Especializadas, para gravações e criações de spots e slogans.
Spot de rádio, cartazes e fotos do Recenseamento Geral de 1940. No final há um pequeno trecho da música Recenseamento, composta por Assis Valente e gravada por Carmen Miranda.
Primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda, com Conselho Nacional de Imprensa (CNI) e da Associação Brasileira de Propaganda(ABA).A institucionalização segue seu curso com a criação de uma nova entidade: Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap).

Fase expressiva na criatividade, período áureo do jingle e chega no Brasil finalmente a Coca-Cola. O crescimento no mercado publicitário pós-guerra, fez com que os profissionais de publicidades tivessem necessidades de organização, conceitos e disciplina.

A evolução da propaganda e publicidade em Goiás
A publicidade e a propaganda é um dos principais instrumentos de divulgação utilizados por governos e empresas para divulgarem as suas idéias e produtos, ela profissionalizou-se e teve seu uso difundido pelo mundo a partir do século XIX, juntamente com a popularização da imprensa, que passou a ser nesses idos seu principal meio para difusão da mensagem.
Porém a publicidade e propaganda nos periódicos não se deteve apenas na sua vertente política. Não tardou para que os primeiros anúncios, em formato classificados, fossem publicados nos mesmos. O primeiro anúncio goiano foi veiculado no jornal O Matutina Meyapontense em 1830 (vide anexo 1), e tratava de uma loteria beneficente que seria realizada em benefício do Hospital de Caridade de São Pedro de Alcântara. Entretanto Goiás sofria com o isolamento logístico e comunicacional.Totalmente desconhecido em âmbito nacional no século XIX e princípio do século XX, era comum na imprensa das demais regiões brasileiras a afirmação que a capital goiana é Cuiabá. No meio político federal era apenas um rincão longínquo e esquecido, que merecia parcos recursos governamentais. Era sublimemente ignorado. Não tinha sequer deferência em uma publicação anual promovida pelo Ministério da Fazenda sobre os estados brasileiros. A publicidade goiana desempenhou um importante papel para alterar essa incômoda situação. Destaca-se a atuação de uma revista que foi produzida para a defesa do interesses do estado e a sua elucidação, divulgando suas riquezas e costumes, em especial para os cidadãos da cidade do Rio de Janeiro. Possuía o nome de A Informação Goyana e circulou entre os anos de 1917 a 1935, com apoio do governo goiano, e teve grandes êxitos em sua empreitada. Foi um dos maiores defensores da consolidação e ampliação do sistema ferroviário em território goiano, que foi importantíssimo para impulsionar o desenvolvimento econômico desse território. Além desses marcos de grande relevância prestado a Goiás por essa revista, outro fato a marca para a publicidade goiana: nela foi detectado o primeiro registro de anúncio como habitualmente conhecemos, veiculado em 15 de novembro de 1917. Mas apesar dos avanços profissionais verificados até então ainda não existia nenhuma empresa que oferecia profissionalmente trabalhos de propaganda. A primeira tentativa de abertura de uma agência de propaganda em Goiás deu-se, segundo Zander Campos5 , sob o nome de Organizações Caçula, apenas em 1953, quatro décadas após a abertura da primeira empresa do gênero do país. Essa iniciativa que não obteve êxito partiu de Isorico Barbosa de Godoy e do fotógrafo Hélio de Oliveira, funcionários do jornal O Popular, nem chegou a ser registrada na Junta Comercial porque teria funcionado por apenas três meses.
O governo goiano teve papel importante para a consolidação e ampliação do sistema ferroviário em Goiás, que foi considerável para o crescimento econômico da região. A primeira informação que relata algo sobre Goiás no jornal impresso surgiu em 15 junho de 1918, na Edição de n° 11, que se tratava do Colégio Novais de Jatahy de Goyaz que tinha internato, semi-internato, externato e seus atributos como corpo docente, contribuições e avisos sobre a escola.

Na edição n° 8 ano II de 15 de março de 1919 na página 120, foi publicado um anúncio de venda de terras férteis na divisa de Goiás e Minas Gerais, próximo a Cachoeira Dourada. Na imagem a seguir também foi publicado o anúncio do internato e externato Amor e Luz, do diretor João Guilherme Chaves, localizado em Catalão, e a venda de uma fazenda localizada no município de Bomfim, no estado de Goiás.

Muito completa sua pesquisa, ficou muita boa a compilação dos textos adquiridos em sua pesquisa, mas você poderia ter dissertado no decorrer da atividade com suas próprias palavras sobre a história da Publicidade e Propaganda entre 1900-1950 e não apenas copiado das pesquisas. É necessário também conter a fonte de onde você pegou o conteúdo.
ResponderExcluirSugiro que ajuste sua atividade com base nessas observações feitas para garantir a pontuação completa desta.