1 - OK - Aula 01 - A Propaganda de 1808 a 1899 - Gabriel Fernandes Cunha e Sara Moreira

A Propaganda de 1808 a 1899 


Segundo pesquisas, a Publicidade iniciou no Brasil em 1808, onde a industrialização dos Europeus e nos EUA. Bom, apesar do Brasil ser um país essencialmente agrícola, algumas empresas estrangeiras já o visavam a fim de expandir os negócios. No mesmo ano surgiu o Jornal, A Gazeta do Rio mostrando anúncios de imóveis como fundador do caderno de classificados. Passou a ser conhecido depois de um tempo e logo recebeu propaganda de aluguel, compra, venda de imóveis, avisos de procura de escravos fugitivos ou vendidos e carruagens. 
Poucas pessoas sabem que a publicidade também ficou conhecida por conta de Dom João. Com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em Março de 1808. Acabou sendo a abertura do brasileiro com o comércio exterior, para a implantação do primeiro banco da colônia e para a instalação das primeiras instituições de ensino de nível superior. Ou seja, com Dom João, o Brasil passava a ser um país e não apenas um país mas, também, passava ser visto como mercado.   


Após o surgimento do primeiro anúncio, referente à venda de imóveis, e a publicação no Jornal Gazeta do Rio de Janeiro. A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira em 1809. E anos depois surge anúncios de produtos farmacêuticos importados. Na época vários laboratórios se tornaram os maiores anunciantes do país. 
Já em 1875, chega no Brasil os anúncios de jornais, produtos como farinha Láctea Nestlé, entre outras. 
Mais por fim chega a primeira agência de propaganda em São Paulo, foi fundada em 1891, a Empresa de Publicidade e Comércio, que funcionaria até 1915.









Comentários

  1. Gostei, acho apenas que faltou um texto de fechamento do seu texto, ok. Aguardo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário